Acessibilidade Direitos Humanos

Projeto 10

Eixo Desenvolvimento Social Desenvolvimento Humano

Direitos Humanos na Cidade

Implementar núcleos de Direitos Humanos em toda a cidade.

Situação atual

A rede de acesso a direitos (promoção, informação e denúncia) é descontinuada na cidade. O Disque 100 do governo federal recebeu, em 2015, oito vezes mais denúncias ou relatos sobre violações de direitos humanos no município de São Paulo do que o balcão de atendimentos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. As regiões administrativas de São Paulo são extremamente díspares e, consequentemente, demandam diferentes atenções às suas vulnerabilidades.

Resultados esperados

Ampliação do acesso às informações sobre direitos humanos, celeridade nos encaminhamentos para acolhimento, agilidade para que demandas diferentes do cidadão sejam atendidas em um mesmo local, redução da desigualdade em indicadores selecionados pelo Desigualtômetro.

Orçamento total

Projeção Orçamentária (2017 - 2020)

Fontes Investimento Custeio
Recursos próprios R$ 0,0 milhões R$ 7,2 milhões
Outros recursos R$ 0,0 milhões R$ 0,0 milhões
Total R$ 7.200.000,00

Execução Orçamentária

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Fontes Investimento Custeio Total
Recursos próprios R$ 0,000 milhões R$ 0,000 milhões R$ 0,000 milhões
Outros recursos R$ 0,000 milhões R$ 0,000 milhões R$ 0,000 milhões
Total R$ 0,000 milhões

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Informações adicionais

No dia 23 de março de 2018, cumprindo com o prazo previsto, foi inaugurado o primeiro núcleo de Direitos Humanos do projeto Direitos Humanos na Cidade, junto à unidade do Descomplica SP em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, fruto de parceria formalizada entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT). Desde a sua inauguração, já foram mais de 400 (quatrocentos) atendimentos realizados e 5 (cinco) ações de educação e conscientização no território sobre autismo, pessoas desaparecidas, dependência sobre álcool e outras drogas e a rede municipal de proteção de direitos humanos e cidadania. A experiência piloto tem sido acompanhada pela equipe de servidores municipais da Ouvidoria de Direitos Humanos, responsável pela coordenação da atuação dos núcleos, capacitação das equipes contratadas, monitoramento e avaliação do projeto. A inauguração das duas próximas unidades, também abrangidas no edital de chamamento público que se encontra em fase de conclusão, já está sendo articulada com a SMIT, com previsão para 2019. No primeiro semestre de 2018, foram desenvolvidas ações com vistas à ampliação das capacidades administrativas da Ouvidoria de Direitos Humanos, como mapeamento e melhoria dos fluxos e instrumentos de trabalho em parceria com SMIT e a empresa Call Tecnologia, viabilização de espaço adequado para atendimento e capacitação da equipe, fortalecendo-a para a devida governança do projeto.

Linhas de ação

10.7
Garantir satisfação média com o serviço de atendimento de pelo menos 70%.
10.8
Implementar aplicativo para denúncias de violações de Direitos Humanos.
10.3
Realizar a formação das equipes de atendimento dos núcleos de Direitos Humanos.
10.1
Desenvolver protocolos de atendimento e encaminhamento
10.5
Implementar sistema de agendamento para uso dos núcleos de Direitos Humanos que permita atendimento na sua zona por uma equipe especializada.
10.6
Desenvolver e aplicar questionário de avaliação do cidadão sobre o serviço de atendimento.
10.4
Implementar núcleos de Direitos Humanos nas zonas da cidade por meio de parcerias com outros órgãos de atendimento ao munícipe.
10.2
Constituir equipes para atendimento rotativo